Regras e Regulamentos

Regras de Golfe do R&A e da USGA

AS REGRAS de GOLFE

As primeiras regras de golfe foram publicadas em 1744 pela Honourable Company of Edinburgh Golfers, tendo sido mais tarde adotadas pelo Royal & Ancient Club of St. Andrews (R&A). Em 1900 foram também adotadas pela United States Golf Association (USGA). Hoje em dia, o R&A e a USGA são responsáveis pela governação das Regras de Golfe.

Atualmente são 25 regras. O princípio básico do golfe é: Jogar a bola tal como ela está, o campo tal como ele se encontra. Quando não for possível, nem uma coisa nem a outra, faça-se o que for justo. Mas para isso é necessário conhecer as regras, que pode consultar em: Rules-of-Golf-A5-v1_0_PT_V4.pdf (fpg.pt)

Regras Locais de Aplicação Permanente

 REGRAS LOCAIS DE APLICAÇÃO PERMANENTE

 

Nota prévia: Estas Regras são complementares às Regras Locais em vigor no Campo onde se realiza a competição, mas nos casos em que conflituem com as presentes Regras Locais de Aplicação Permanente do Clube de Golfe GCGD, são estas que prevalecem. As Regras serão aplicadas a todas as provas do Calendário Oficial do Clube de Golfe CGD.

1 – FORA DE LIMITES (R.18.2)

Espaço sinalizado por qualquer parede, vedação, estacas de cor branca ou linhas de cor branca que indiquem os limites do campo. A linha de fora de limites é definida pelos pontos das estacas, de paredes ou dos postes de vedação mais avançados sobre o campo ao nível do terreno. Uma bola está fora de limites quando toda ela está para além dessa linha.

As paredes, vedações e estacas de cor branca que definem fora de limites são Objetos de Fronteira ( Boundary Objects) e não podem ser removidos nem a sua interferência dar Free Drop.

2 – ALÍVIO NA MARGEM OPOSTA DE ÁREA DE PENALIDADE VERMELHA (R.17.1d (3))

Se for conhecido ou praticamente certo que uma bola entrou numa área de penalidade vermelha, o(a) jogador(a) pode, como opção adicional, obter alívio lateral (com 1 pancada de penalidade) deixando cair uma bola na margem oposta, à mesma distância do buraco, tendo como referência o ponto onde a bola original atravessou a margem da área de penalidade pela última vez.

3 – BOLA PROVISÓRIA EM ÁREA DE PENALIDADE

Caso o(a) jogador(a) desconheça se a sua bola ficou dentro ou fora de uma área de penalidade, é permitido jogar uma bola provisória (R.18.3). Neste caso, pode escolher uma das opções previstas na R.17.1d ou mesmo utilizar uma drop zone se houver disponível:

Se a bola original for encontrada dentro da área de penalidade antes de decorrerem três minutos de a procurar, o(a) jogador(a) pode escolher entre:

  • Jogar a bola original tal como ela se encontra dentro da área de penalidade OU
  • Abandonar a bola original, continuando a jogar com a bola provisória (com 1 pancada de penalidade).

Se a bola original não for encontrada antes de decorrerem três minutos de a procurar, ou se for conhecido ou praticamente certo que ela se encontra perdida dentro da área de penalidade:

  • A bola provisória fica em jogo (com 1 pancada de penalidade, i.e. o jogador irá bater a 3ª pancada).

4 – FUROS DE AREJAMENTO NO GREEN (R.16.1d)

Se os furos de arejamento no green interferirem com a posição da bola (não com o stance ou com a linha de jogo) o(a) jogador(a) pode colocar a bola original ou outra bola no ponto mais próximo que permita obter alívio completo.

5 – ALTERNATIVA PARA PANCADA E DISTÂNCIA

Se a bola do(a) jogador(a) estiver perdida fora de uma área de penalidade ou se estiver fora de limites, e se não tiver sido jogada uma bola provisória, o(a) jogador pode, com 2 pancadas de penalidade:

Tomando como ponto de referência o sítio estimado onde a bola se encontra ou o ponto onde ela cruzou o limite do campo:

  • deixar cair uma bola (R.14.3) em área geral do buraco em jogo, não mais perto do buraco do que a referência, numa faixa de terreno entre uma linha reta tirada do buraco para o ponto de referência, e outra linha reta tirada do buraco para o limite mais próximo do fairway, em qualquer local até ao comprimento de dois tacos fora das duas linhas, ou entre as duas linhas.

6 – PREFERRED LIES (Melhorar a posição da Bola)

Melhorar a posição da bola. Uma bola que esteja numa zona de relva, cortada à altura do “fairway” ou mais curta, na Área Geral, pode ser levantada sem penalidade e limpa.

Antes de levantar a bola, o jogador tem que marcar a sua posição. Tendo levantado a bola o jogador tem que a colocar no ponto de referência (local original da bola), à distância de um cartão de jogo do ponto onde foi levantada, não mais perto do buraco, na área geral e que não esteja nem numa área de penalidade, bunker nem num green.

O jogador pode colocar a bola uma única vez e fica em jogo logo que colocada (Regra 14.2). Se o jogador não marcar a posição da bola antes de a levantar ou a deslocar de qualquer outra maneira como por exemplo rolando-a utilizando o taco, incorre na penalidade de 1 pancada.

7 – OBSTRUÇÕES FIXAS (R.16.1)

Todas as estradas e caminhos no percurso, mesmo se não pavimentados artificialmente, são considerados obstruções fixas das quais alívio sem penalidade é permitido

Bocas de rega são obstruções fixas. Se uma tal obstrução estiver localizada sobre ou dentro da distância de dois tacos do green, e a bola localizada até dois tacos da obstrução na linha de jogo entre a bola e o buraco, o(a) jogador(a) pode evitar a interferência conforme (R.16.1b) de acordo com a Regra16.1.

Como obter alivio (Obstruções fixas e  Condições Anormais de Terreno):

O  jogador pode obter alívio uma vez sem penalidade deixando cair (drop) a bola original ou outra bola e jogando-a a partir desta área de alívio:

  • Ponto de Referência: O ponto mais próximo de alívio total na área geral;
  • Dimensão da Área de Alívio Medida a partir do Ponto de Referência: Até um taco de comprimento  mas com estes limites:
    • Limites na Localização da Área de Alívio: Não pode estar mais próxima do buraco que o ponto de referência; Tem de estar na área geral; Tem de ser obtido alívio total de toda a obstrução.
  • O jogador tem de escolher um sítio para deixar cair (drop) a bola e usar os procedimentos para recolocar uma bola de acordo com as Regras 14.2b(2) e 14.2e.

8 – MARCAS DE SAÍDAS (Tees)

Nos Torneios das Ordens de Mérito do Clube poderão ser usadas as seguintes Marcas de Saída:

  • Homens até 69 anos: marcas amarelas;
  • Homens com 70+ anos: marcas amarelas, azuis ou vermelhas conforme preferência expressa pelo jogador;
  • Senhoras: marcas vermelhas;
  • Menores de 12 anos: marcas vermelhas;

Caso o campo da competição não tenha marcas azuis/vermelhas classificadas para homens, os jogadores dessas marcas jogam das marcas amarelas.

O handicap de jogo será ajustado à respetiva marca de saída.

NOTA: Caso o jogador opte por tees alternativos (azuis ou vermelhas) o resultado não contará para a classificação Gross do torneio nem para a respetiva Ordem Mérito Gross.

9 – PROTEÇÃO DE ÁRVORES JOVENS (R.16.1)

Se uma árvore jovem (não arbustos) com menos de dois tacos de altura, localizada em qualquer parte do campo exceto área de penalidade, interferir com o stance ou com a zona de trajetória prevista do taco, o(a) jogador(a) tem de obter alívio sem penalidade.

10 – CABOS ELÉTRICOS AÉREOS

Se for conhecido ou praticamente certo que a bola do(a) jogador(a) colidiu com um cabo elétrico aéreo, a pancada é anulada e o(a) jogador(a) tem de repetir a pancada do mesmo local, sem penalidade.

11 – CONDIÇÕES ANORMAIS NO CAMPO

Exceto quando a bola se encontra numa área de penalidade, considera-se terreno em reparação, mas intervindo somente com a posição da bola:

  • Sulcos provocados por correntes de água ou danos visíveis provocados pela passagem de veículos ou pessoas ou animais;
  • Raízes de árvores solidamente implantadas na Área Geral de jogo;
  • Esterco de animais pode ser considerado impedimento solto (R.15.1) ou terreno em reparação (R.16.1) à escolha do(a) jogador(a).
  • Detritos do campo abandonados pelos serviços de manutenção podem ser considerados impedimento solto (R.15.1) ou terreno em reparação (R.16.1) à escolha do(a) jogador(a).

12 – TEMPO LIMITE

Os jogadores devem completar os 18 buracos dentro de um tempo razoável. Em caso de competição e havendo árbitro, este intervirá sempre que um grupo se atrasar em relação ao grupo da frente.

O árbitro dará um aviso ao grupo que se não recuperar o atraso, será cronometrado individualmente. O jogador que não jogue dentro do tempo permitido será avisado a primeira vez, levará 1 pancada de penalidade com o segundo aviso, duas pancadas de penalidade com o terceiro aviso e será desclassificado ao quarto. (Aplica-se a Regra 5.6a) .

Recomenda-se que não se demore mais de 40 segundos a executar a pancada (usualmente dever-se-á jogar mais rápido do que isso).

 Nota: Em caso de atraso de um grupo, devem os jogadores desse grupo promover procedimentos para acelerar o ritmo de jogo. Os jogadores deverão deixar passar os jogadores que seguem quando se perde um buraco em relação aos jogadores precedentes.

13 – PENALIDADE POR INFRAÇÃO

Caso não haja indicação em contrário, a penalidade por infração a uma Regra:

  • Jogo por buracos: perda do buraco;
  • Jogo por pancadas: duas (2) pancadas
Regulamento da Ordem de Mérito

REGULAMENTO ORDEM MÉRITO

Na observância das Regras de Golfe e das Regras de Handicap e sem prejuízo das Regras Locais de Aplicação Permanente do Clube Golfe CGD e das Regras Locais do campo, é estabelecido o seguinte Regulamento:

 

 1 – OBJETIVOS

São objetivos da organização do calendário dos Torneios, promover o convívio e o espírito desportivo entre os Sócios do Clube, quer no Ativo quer Aposentados, estimular a prática do golfe sem descurar as regras de jogo e de etiqueta e organizar uma ORDEM DE MÉRITO (CGD e Aposentados) de todos os associados.

2 – PARTICIPAÇÃO

Os Torneios são abertos a todos os sócios do Clube Golfe CGD e a convidados dos sócios, sendo a classificação da Ordem de Mérito exclusiva para associados filiados na FPG e com handicap WHS válido.

A participação na ORDEM DE MÉRITO CGD é aberta a todos os sócios do clube.

A participação na ORDEM DE MÉRITO CGD Aposentados é apenas dedicada aos sócios que cumprem as condições previstas nos SSCGD de aposentação, ou pré-reforma.

Os procedimentos e os prazos para a inscrição em cada Torneio serão os constantes nos Regulamentos específicos de cada torneio.

3 – FORMATO

A ORDEM DE MÉRITO Clube Golfe CGD  é constituída por 11 Torneios a realizar ao longo do ano, sendo obrigatório possuir licença activa da FPG.

A ORDEM DE MÉRITO Clube Golfe CGD Aposentados é constituída por 10 Torneios a realizar ao longo do ano, sendo obrigatório possuir licença activa da FPG.

Os Torneios são realizados na modalidade Stableford Net, 18 buracos, Stand Handicap (95% Hcp), com Handicap de Jogo máximo de 36 (homens e senhoras).

Em cada Torneio apuram-se classificações em Stableford gross e em Stableford Net. Os desempates, para efeito de classificação, são feitos sucessivamente a favor do Índice de Handicap (em Net mais baixo e em Gross mais alto), dos melhores últimos 9, 6, 3 e 1 buracos do Campo e sorteio, ou conforme o estipulado nas Regras Locais Aplicação Permanente do CGCGD.

Em cada torneio são atribuídos os seguintes Pontos resultantes da ordem da classificação (Gross e Net):

1º Classif. 40   11º Classif. 27   21º Classif. 17   31º Classif 7
2º Classif. 37   12º Classif. 26   22º Classif. 16   32º Classif 6
3º Classif. 35   13º Classif. 25   23º Classif. 15   33º Classif 5
4º Classif. 34   14º Classif. 24   24º Classif. 14   34º Classif 4
5º Classif. 33   15º Classif. 23   25º Classif. 13   35º Classif 3
6º Classif. 32   10º Classif. 22   26º Classif. 12   36º Classif 2
7º Classif. 31   17º Classif. 21   27º Classif. 11   37º Classif 1
8º Classif. 30   18º Classif. 20   28º Classif. 10   38º Classif 1
9º Classif. 29   19º Classif. 19   29º Classif. 9   39º Classif 1
10º Classif. 28   20º Classif. 18   30º Classif. 8   ….fim 1

 A partir do 37º, inclusive, é atribuído 1 ponto a todos os jogadores que terminem a prova.

A classificação final da ORDEM DE MÉRITO (Gross e Net) será obtida pela soma dos pontos obtidos num máximo de seis (os melhores) Torneios, de acordo com o critério atrás referido.

Serão premiadas as seguintes classificações:

ORDEM DE MÉRITO Gross: 3 (três) primeiros classificados;

ORDEM DE MÉRITO Net: 3 (três) primeiros classificados.

 Os prémios não são acumuláveis sendo a classificação definida segundo os seguintes critérios:

No caso de um jogador obter a mesma classificação Gross e Net, p.ex [1º gross e 1º net]; [2º gross e 2º net]; [3º gross e 3º net] a classificação Gross prevalece sob a classificação Net.

No caso de um jogador obter classificações diferentes Gross e Net, p.ex [1º gross e 2º net]; [2ºgross e 1º net]; [3º gross e 2º net]) prevalece a melhor classificação.

No caso de não ser possível apurar os três primeiros classificados na ORDEM DE MÉRITO, por se verificar um empate entre dois ou mais jogadores, será estabelecida a classificação final em função do maior número de participações nos torneios, maior número de primeiros lugares e se persistir o empate, por sorteio.

Os prémios finais são entregues após a conclusão do Torneio Taça Amílcar Camacho.

4 – DISPOSIÇÕES FINAIS

Em qualquer momento, a Direção ou a Comissão Técnica, podem alterar o presente Regulamento e suspender, adiar ou cancelar as provas, decidindo de forma definitiva sobre casos omissos no Regulamento e Regras Complementares.

São aplicadas as Regras aprovadas pelo R&A e USGA, as Regras Locais e as Regras Locais de Aplicação Permanente do CGCGD e as Regras definidas pela Comissão Técnica.

Regulamento da Ordem de Mérito

REGULAMENTO ORDEM MÉRITO

Na observância das Regras de Golfe e das Regras de Handicap e sem prejuízo das Regras Locais de Aplicação Permanente do Clube Golfe CGD e das Regras Locais do campo, é estabelecido o seguinte Regulamento:

 

 1 – OBJETIVOS

São objetivos da organização do calendário dos Torneios, promover o convívio e o espírito desportivo entre os Sócios do Clube, quer no Ativo quer Aposentados, estimular a prática do golfe sem descurar as regras de jogo e de etiqueta e organizar uma ORDEM DE MÉRITO (CGD e Aposentados) de todos os associados.

2 – PARTICIPAÇÃO

Os Torneios são abertos a todos os sócios do Clube Golfe CGD e a convidados dos sócios, sendo a classificação da Ordem de Mérito exclusiva para associados filiados na FPG e com handicap WHS válido.

A participação na ORDEM DE MÉRITO CGD é aberta a todos os sócios do clube.

A participação na ORDEM DE MÉRITO CGD Aposentados é apenas dedicada aos sócios que cumprem as condições previstas nos SSCGD de aposentação, ou pré-reforma.

Os procedimentos e os prazos para a inscrição em cada Torneio serão os constantes nos Regulamentos específicos de cada torneio.

3 – FORMATO

A ORDEM DE MÉRITO Clube Golfe CGD  é constituída por 11 Torneios a realizar ao longo do ano, sendo obrigatório possuir licença activa da FPG.

A ORDEM DE MÉRITO Clube Golfe CGD Aposentados é constituída por 10 Torneios a realizar ao longo do ano, sendo obrigatório possuir licença activa da FPG.

Os Torneios são realizados na modalidade Stableford Net, 18 buracos, Stand Handicap (95% Hcp), com Handicap de Jogo máximo de 36 (homens e senhoras).

Em cada Torneio apuram-se classificações em Stableford gross e em Stableford Net. Os desempates, para efeito de classificação, são feitos sucessivamente a favor do Índice de Handicap (em Net mais baixo e em Gross mais alto), dos melhores últimos 9, 6, 3 e 1 buracos do Campo e sorteio, ou conforme o estipulado nas Regras Locais Aplicação Permanente do CGCGD.

Em cada torneio são atribuídos os seguintes Pontos resultantes da ordem da classificação (Gross e Net):

1º Classif. 40
2º Classif. 37
3º Classif. 35
4º Classif. 34
5º Classif. 33
6º Classif. 32
7º Classif. 31
8º Classif. 30
9º Classif. 29
10º Classif. 28
11º Classif. 27
12º Classif. 26
13º Classif. 25
14º Classif. 24
15º Classif. 23
10º Classif. 22
17º Classif. 21
18º Classif. 20
19º Classif. 19
20º Classif. 18
21º Classif. 17
22º Classif. 16
23º Classif. 15
24º Classif. 14
25º Classif. 13
26º Classif. 12
27º Classif. 11
28º Classif. 10
29º Classif. 9
30º Classif. 8
31º Classif 7
32º Classif 6
33º Classif 5
34º Classif 4
35º Classif 3
36º Classif 2
37º Classif 1
38º Classif 1
39º Classif 1
….fim 1

 A partir do 37º, inclusive, é atribuído 1 ponto a todos os jogadores que terminem a prova.

A classificação final da ORDEM DE MÉRITO (Gross e Net) será obtida pela soma dos pontos obtidos num máximo de seis (os melhores) Torneios, de acordo com o critério atrás referido.

Serão premiadas as seguintes classificações:

ORDEM DE MÉRITO Gross: 3 (três) primeiros classificados;

ORDEM DE MÉRITO Net: 3 (três) primeiros classificados.

 Os prémios não são acumuláveis sendo a classificação definida segundo os seguintes critérios:

No caso de um jogador obter a mesma classificação Gross e Net, p.ex [1º gross e 1º net]; [2º gross e 2º net]; [3º gross e 3º net] a classificação Gross prevalece sob a classificação Net.

No caso de um jogador obter classificações diferentes Gross e Net, p.ex [1º gross e 2º net]; [2ºgross e 1º net]; [3º gross e 2º net]) prevalece a melhor classificação.

No caso de não ser possível apurar os três primeiros classificados na ORDEM DE MÉRITO, por se verificar um empate entre dois ou mais jogadores, será estabelecida a classificação final em função do maior número de participações nos torneios, maior número de primeiros lugares e se persistir o empate, por sorteio.

Os prémios finais são entregues após a conclusão do Torneio Taça Amílcar Camacho.

4 – DISPOSIÇÕES FINAIS

Em qualquer momento, a Direção ou a Comissão Técnica, podem alterar o presente Regulamento e suspender, adiar ou cancelar as provas, decidindo de forma definitiva sobre casos omissos no Regulamento e Regras Complementares.

São aplicadas as Regras aprovadas pelo R&A e USGA, as Regras Locais e as Regras Locais de Aplicação Permanente do CGCGD e as Regras definidas pela Comissão Técnica.

Regulamento da Competição (Torneios )

REGULAMENTO DA COMPETIÇÃO – TORNEIOS DO CLUBE

 Nota prévia: Este Regulamento da Competição é complementar às Regras Locais de Aplicação Permanente do Clube de Golfe CGD,

 

 1 – ÂMBITO DE APLICAÇÃO

O presente Regulamente aplica-se a todas as provas do Calendário Oficial do Clube de Golfe Caixa Geral de Depósitos – Ordem Mérito CGD e Ordem Mérito CGD Aposentados.

2 – PARTICIPAÇÃO

Torneios abertos a todos os sócios do Clube de Golfe CGD e a convidados dos sócios. A classificação para efeitos de Prémios, Ordem de Mérito e Matchplay é exclusiva para associados filiados ativos na FPG e com handicap WHS válido (sem Hcp de clube). Em caso de torneios com limite de inscrição e caso esse limite seja atingido, a prioridade será dada aos sócios do Clube de Golfe CGD.

3 – MODALIDADE

Os torneios são realizados na modalidade Stableford Net – 18 buracos – Stand Handicap (95% Hcp). O tipo de Hcp poderá ser ajustado pela Comissão Técnica para Full Handicap (100% Hcp) em qualquer torneio.

Em cada Torneio apuram-se classificações em Stableford gross e em Stableford Net que contam para a respectiva Ordem de Mérito.

4 – LIMITE HANDICAP

Para efeitos de classificações nos torneios o limite de HCP de JOGO aceite é 36. Caso um(a) jogador(a) tenha HCP de JOGO superior a 36, para efeitos de classificação, joga com 36.

DESEMPATES

Os desempates, para efeito de classificação, são feitos sucessivamente a favor do Índice de Handicap (em Net mais baixo e em Gross mais alto), dos melhores últimos 9, 6, 3 e 1 buracos do Campo e sorteio.

5 – REGRAS

São aplicadas as regras aprovadas pelo R&A; Regras Locais do Campo; Regras Locais de Aplicação Permanente do Clube de Golfe CGD e as regras específicas definidas pela Comissão Técnica para cada competição.

  • Alternativa para PANCADA e DISTÂNCIA quando a bola está perdida ou fora de limites (2 pancadas penalidade e coloca a bola no Fairway);
  • PREFERRED LIES (Permitido melhorar a posição da Bola à distância de um cartão de jogo, não mais perto do buraco);
  • MARCAS de SAÍDA: Amarelas (azuis e vermelhas opcionais, conforme Regras Locais de Aplicação Permanente do Clube de Golfe CGD ) para homens; Vermelhas para senhoras.

 6 – RESULTADOS DA COMPETIÇÃO

Considera-se que o resultado da competição foi oficialmente encerrado 30 minutos após a folha de resultados finais ser divulgada.

7 – ANULAÇÃO E ALTERAÇÃO AO REGULAMENTO

Em qualquer altura, a Comissão Técnica poderá completar ou alterar o presente regulamento; suspender/ cancelar qualquer das voltas; Anular ou cancelar a competição.

8 – COMISSÃO TÉCNICA

Os casos omissos, serão decididos, de forma definitiva, pela Comissão Técnica do Torneio. A Comissão Técnica é constituída por 2 representantes do Clube de Golfe CGD e 1 representante do campo.

Regulamento do Match Play

 

REGULAMENTO  MATCHPLAY Clube Golfe CGD + Aposentados

 Na observância das Regras de Golfe e das Regras de Handicap é estabelecido o seguinte Regulamento:

1 – OBJECTIVOS

São objetivos da organização, promover o convívio e o espírito desportivo entre os Sócios do Clube, quer no Ativo quer Aposentados, estimular a prática do golfe sem descurar as regras de jogo e de etiqueta e organizar uma competição MATCHPLAY INDIVIDUAL (CGD e Aposentados) de todos os associados.

2 – PARTICIPAÇÃO

O Matchplay é aberto a todos os sócios do Clube Golfe CGD com handicap WHS válido, desde que o jogador não manifeste intenção de não participar. É disputado na modalidade Matchplay individual, competição por buracos, em que um jogador elimina outro.

Índice de Handicap de Jogo máximo permitido é 36,0 para Homens e Senhoras.

3 – APURAMENTO

O apuramento e escalonamento dos 32 jogadores (ou 16 ou 8 em função do número de jogadores do torneio) para o início das eliminatórias será definido consoante a classificação que se vier a apurar na primeira prova da Ordem de Mérito CGD e Aposentados de cada ano, sendo as respectivas duplas constituídas de acordo com o “General Numerical Draw”.

4 – FORMATO

 Quando forem publicados os resultados da primeira prova da Ordem de Mérito, se algum jogador apurado declarar não pretender disputar este torneio será substituído pelo 33.º ou seguintes.

Cada eliminatória é decidida em competição direta entre 2 jogadores, segundo o quadro elaborado anualmente para o efeito e divulgado no site do clube, conforme modelo do Datagolfe.

O Handicap de jogo será o correspondente a ¾ da diferença dos handicaps de jogo dos dois jogadores. As pancadas da diferença de handicaps serão sempre recebidas conforme o stroke index do campo.

Caso estejam em jogo mais que 18 pancadas durante uma volta: por exemplo 24 pancadas: Serão dadas 18 pancadas, uma em cada buraco, e mais 6 (1 por buraco) do stroke 1 ao stroke 6.

Cada buraco é ganho pelo jogador que efetuar menos pancadas NET. Ganha o Match o jogador que ganhar mais buracos. Em caso de se verificar um empate ao fim dos 18 buracos, os jogadores continuarão a jogar o percurso, pela mesma ordem, até haver um vencedor, i.e., até que um dos jogadores vença um buraco. Durante a continuação da partida, o jogador que recebeu pancadas durante a volta regulamentar recebe as mesmas pancadas nos mesmos buracos.

5 – REGRAS

São aplicadas as regras aprovadas pelo R&A; Regras Locais do Campo; Regras Locais de Aplicação Permanente do Clube de Golfe CGD.

As marcas de saída são as estabelecidas nas Regras Locais de Aplicação Permanente do Clube de Golfe CGD.

É permitida a utilização de buggy por um dos oponentes.

6 – MATCHES

Para efeito de marcação dos encontros, aos jogadores será disponibilizado o contacto dos seus oponentes (e-mail e/ou telefone). Os jogadores acordarão entre si a data da eliminatória e o número de buracos a disputar, devendo, no entanto, respeitar o seguinte:

  • Cada eliminatória terá de cumprir as datas definidas por cada fase no quadro de sorteio, i.e. final dos meses de Março, de Maio, de Julho e de Outubro. A partida final deverá ser disputada até à data do torneio de encerramento, no mês de Dezembro;
  • Os resultados devem ser imediatamente comunicados ao Clube por, pelo menos, um dos jogadores, via SMS ou correio electrónico, de modo a serem conhecidos até à data limite relativa a cada eliminatória. A comunicação do resultado da final deverá ser comunicado em tempo útil para a personalização dos troféus;
  • Os jogadores têm direito a reclamar o resultado da partida no prazo de 3 dias após a publicação do mesmo no site do clube;
  • No caso de a eliminatória não se ter realizado até à data estipulada, por não haver acordo entre os jogadores ou por outra razão, estes serão avisados para a disputarem no Home Club do Clube, atualmente a Aroeira Pines Classic (I), até ao fim de semana seguinte;
  • Se um dos jogadores não comparecer na data da prova e sem aviso prévio será automaticamente desclassificado sendo que o jogador concorrente, estando ele presente, passará automaticamente à fase seguinte. Não comparecendo nenhum dos jogadores e sem aviso prévio serão os dois automaticamente desclassificados;

No caso de 2 jogadores já apurados para a eliminatória seguinte considerarem mais conveniente a realização da sua partida antes do início do período definido para a mesma, podem-no fazer, devendo comunicar o resultado da sua partida no próprio dia;

Aos finalistas do MatchPlay serão atribuídos os respectivos troféus no Torneio de Encerramento, ficando o nome dos vencedores a constar do Quadro de Vencedores existente na sala de Golfe.

7 – Alteração aos Termos de Competição

Em qualquer altura a Comissão Técnica poderá:

  • Complementar ou alterar os Termos de Competição;
  • Anular ou cancelar qualquer das eliminatórias;
  • Alterar datas;
  • Anular ou cancelar a competição.

8 – Comissão Técnica

Qualquer diferendo será resolvido pela Comissão Técnica: Paulo Pinheiro, Sandra Oliveira, Manuel  Calhanas

Elaboração de Draw

 As regras seguidas para a elaboração dos Draws são as seguintes:

1. Sócios com convidados jogam juntos;
2. Famíliares em horas próximas;
3. preferência dos sócios, quer nas horas de saída, quer nos parceiros que escolham por companhia;
4. Handicaps altos com baixos;
5. Bom senso.

Tanto quanto possível respeitamos sempre estes princípios, havendo por vezes situações em que tal não é possível, mas são a excepção.

Atribuição de Handicap (em atualização)

1 – Enquadramento

A Federação Portuguesa de Golfe (FPG) estabeleceu que a partir de 2007 a atribuição de handicap EGA deverá estar sujeita a um processo de aferição de capacidades e atitudes do praticante, abrangendo as vertentes técnica e de etiqueta.

Assim, só após a conclusão desse processo o sócio poderá ter handicap EGA e participar em torneios oficiais (homologados pela FPG).

Antes desse processo apenas lhe poderá ser atribuído handicap de clube e participar em torneios do nosso Clube.

É objectivo deste Regulamento estabelecer as condições de funcionamento de tal processo na Secção de Golfe dos Serviços Sociais da Caixa Geral de depósitos.

2 – Âmbito de aplicação

Este modelo aplica-se aos sócios iniciados que pretendam adquirir handicap EGA.

2 – Modelo de funcionamento

2.1 – Prova prática

A prova prática consistirá na aferição do HCP no Home Club nos termos definidos em anexo. Nessa prova, o praticante deverá ser acompanhado pelo profissional ou 1 elemento da Comissão de Handicaps do Clube, os quais certificarão o resultado do cartão. O HCP a atribuir será o resultado do jogo, no máximo de 36 para homens e para senhoras.

2.2 – Prova teórica

A prova teórica consistirá num testes de resposta múltipla sobre regras técnicas e de etiqueta. O resultado da prova, para ser válido, deverá ter pelo menos 50% de respostas correctas.
A conferência do resultado será efectuada pela Comissão de Handicaps.

2.3 – Candidaturas

A candidatura às provas de atribuição de handicap será efectuada em qualquer altura do ano por proposta do profissional do clube, tendo em conta a evolução do praticante no decurso do plano de formação inicial estabelecido.

ANEXO 1

Prova prática para atribuição de handicaps

A atribuição de handicap EGA (novo ou caducado) deverá obter-se através do processo de Extra Day Scores (EDS).

Os EDS podem ser obtidos em qualquer campo.

Para o efeito, os sócios deverão:

Antes de iniciarem a volta, registarem o nome no livro do Clube CGD para EDS que existe na recepção da Aroeira;
Entregarem depois o cartão no Clube CGD, devidamente assinado pelo jogador e marcador.

ANEXO 2

Handicaps – conceitos

1 – Handicap de clube

É o handicap exacto superior ao limite oficial (36). É fixado pela Comissão de Handicaps do clube e visa permitir a prática do golfe a jogadores iniciados.
Jogadores com este handicap só podem participar em torneios do seu home clube ou particulares.
É expresso em número inteiro.
O handicap de clube pode ir até 54 para homens e mulheres.

2 – Handicap exacto EGA

É o número de pancadas que um jogador deve receber no conjunto de tees de saída no campo de jogo para relacionar o seu potencial de pontuação com o nível equivalente de um jogador de handicap 0 (scratch).
É expresso numa casa decimal.
Pode ir até 36 para homens e mulheres.

3 – Handicap de jogo EGA

É o handicap atribuído a um jogar num campo e competição específicos em função do seu handicap EGA e do grau de dificuldade do campo.
Cada campo tem tabelas que definem essa relação, considerando o tee de saída.
É expresso em número inteiro.

ANEXO 3

Comissão de handicap

É a comissão nomeada por um clube para administrar e gerir o sistema de handicaps desse clube.
No caso do Clube dos Serviços Sociais da CGD é formada pelos seguintes seccionistas :

– Amílcar Camacho
– Paulo Pinheiro
– Manuel Frade.

Submissão de resultado para efeitos de Handicap (EDS)
Submissão de resultado para efeitos de Handicap (EDS)

Para a submissão de resultados aceitáveis para efeitos de handicap, tanto para a obtenção de um Índice de Handicap inicial como para a manutenção de um Índice de Handicap já estabelecido, o jogador terá de solicitar o pré-registo no Campo de Golfe, no momento do check-in e antes da realização da volta e manifestar a sua intenção de submeter um resultado aceitável proveniente de um Jogo Geral (anteriormente designado por EDS – Extra Day Score) para efeitos de handicap.

Um resultado é aceitável para efeitos de handicap se a volta tiver sido jogada num formato de jogo autorizado e num número mínimo de buracos para que o resultado de 9 ou 18 buracos seja aceitável e na presença de, pelo menos, outra pessoa, que também pode agir na qualidade de marcador.

Instruções

myFPG

Inserir Cartão (fazer login antes em myfpg.pt)

Representação Desportiva do Clube

REGULAMENTO

REPRESENTAÇÃO DESPORTIVA DO CLUBE

O nosso clube participa ao longo do ano em diferentes provas por equipas, sendo a representação desportiva do clube aberta a todos os Associados com handicap válido. Não havendo obrigatoriedade de participação na equipa, esta deve ser entendida como um reconhecimento das capacidades e qualidades do jogador e, por consequência, uma honra para os jogadores selecionados.

 Antes de cada prova e atempadamente, todos os associados serão convidados, por email, a participarem na prova. No caso em que o número de interessados seja superior ao estabelecido pelo regulamento da prova, o critério de seleção da equipa será definido de acordo com os seguintes princípios:

  1. Em provas Interclubes, SNQTB ou similares

Observando-se as classificações NET e GROSS na Ordem de Mérito CGD e ponderando as reduções ou limites máximos de handicap impostos para o respetivo torneio, na eventualidade deste existir, serão selecionados 50% dos primeiros jogadores em cada uma das ordens de mérito, com prioridade para a classificação GROSS nos casos de igualdade. Caso seja no início do ano desportivo, e ainda não tenha sido disputada qualquer prova do calendário anual do clube, serão observadas as classificações cimeiras NET e GROSS na Ordem de Mérito CGD do ano anterior.

  1. No Campeonato Nacional de Clubes (FPG) ou provas similares

 Observando-se as classificações GROSS na Ordem de Mérito CGD; O handicap dos jogadores, e os jogadores que demonstrarem estar no topo do seu jogo nos torneios que antecedem a prova.

A equipa será selecionada por escolha do Capitão com base nestes critérios, atendendo ao grau de exigência e desempenho esperado nas provas para que forem selecionados.

  1. A constituição das equipas

Para ambos os modelos de competição ( 2 e 3), a Direção do Clube nomeará um Capitão, que não estará abrangido pelos critérios de seleção da equipa, se for um dos jogadores. Em provas de Pares, a constituição das formações será determinada por escolha do capitão, ouvidos os jogadores selecionados.

  1. Inscrições

O custo de inscrição (Green Fee) de cada jogador, na prova por equipas, poderá ser suportado total ou parcialmente pelo clube.

Em provas oficiais, organizadas pela FPG ou outra entidade, eventual inscrição livre de qualquer jogador ou equipa, o clube poderá igualmente custear a respetiva inscrição, cabendo a decisão à Direção do Clube, casuisticamente.

  1. Disposições finais

 Os casos não previstos no presente regulamento serão resolvidos pela Direção do Clube

Opção Tees Saída : Homens 70+anos idade

As competições da OM de 2023 terão opções de escolha dos tees de saída. Será sempre o jogador a definir no ato de inscrição no torneio o seu tee de saída. Contudo, esta opção será permitida apenas aos jogadores com idade 70+ anos de idade, Aconselhamos a ler aqui o documento “Avançar no Golfe”  por forma a ajudar a sua decisão de escolha de tee.

NOTA: Caso o jogador opte por tees alternativos (azuis ou vermelhas) o resultado não contará para a classificação Gross do torneio nem para a respetiva Ordem Mérito Gross.

 

Avançar no Golfe